fevereiro 13, 2008

Na Europa não tem fantasmas

Foi depois de ler o conto que meu amigo Saulo Dourado publicou na penúltima edição do caderno Dez! que eu este Correspondente cá se deu conta de que nunca havia falado de coisas sobrenaturais com os seus amigos europeus. Então os indaguei sobre causos de fantasmas, visagens, incorporações, etc., etc., e, para minha surpresa, essas coisas, para eles, são somente assunto de filmes. Perguntei sobre Allan Kardec e o espiritismo e, mais surpreendente ainda, descobri que eles nunca ouviram falar de nada parecido. Após escutarem algumas explicações e histórias macabras, como a da sobrinha de um amigo meu que, certa feita, quando tinha lá seus três, quatro anos, foi pega pela mãe rindo sozinha no quarto e, ao ser questionada sobre do que ria, apontou para o ar e disse que da sua amiguinha, sem se importar com o fato – e isso foi uma resposta à seguinte pergunta da mãe, se a amiguinha era bonitinha – de ela ser feia por estar coberta de sangue, um italiano, mui sabiamente, sintetizou o porquê desse buraco em seu imaginário dizendo:

– ¡Mira lo que el posivitismo ha hecho en Europa, tío!

5 comentários:

Julio disse...

Menino, que estrago o positivismo fez hein..MORTE AO COMTE! hsuhushush
Mas é engraçado, a maior parte das culturas tem essas hitorias...e la não tem? No mínimo, significativo.

Égon disse...

usahusahuhsauha
boa essa
xD
vou pra la agora
~~
flw

Anônimo disse...

Eita!!!

Bjs

Álvaro Andrade disse...

Uma infância sem medo de fantasmas...
inimaginável.
hehe

eles não sabem o que estão perdendo.

Abraço, velho.

Vida Livre disse...

nosssa adorei o seu blog e a maneira como voce escreve, é bem engraçado

eu sou grande e ainda tenho medo de fantasmas
ahduiadhisudhfua

e nunca tinha ouvido alguem falar 'é nenhuma'
sempre falo 'tá de boa' mesmo
ahduiafhsiufhad


beeijos.
jesyka

http://coletivovidalivre.blogspot.com