Especialistas de uma empresa de biotecnologia da Nova Zelândia descobriram que algumas vacas possuem um gene que as dá uma habilidade natural de produzir leite desnatado.
De acordo com a revista Chemistry & Industry, a descoberta pode abrir caminho para a criação de um rebanho de vacas voltado para a produção de leite com pouca gordura, com grande impacto na indústria de laticínios.
A primeira vaca com o "gene do leite desnatado", apelidada de Marge, foi descoberta em 2001 pela empresa ViaLactia, na Nova Zelândia, que analisou 4 milhões de bovinos no país.
Marge produzia leite com pouca gordura saturada, e alto nível de gordura poliinsaturada e monoinsaturada, variações mais saudáveis. Desde a descoberta, a empresa conseguiu criar outras vacas que produzem apenas leite desnatado.
Nata gordurosa
Industrialmente, o leite desnatado é produzido por meio da remoção da nata gordurosa do leite integral. Apenas 25% do leite consumido na Grã-Bretanha atualmente é integral. O resto é leite desnatado ou semi-desnatado, considerado mais saudável.
"Quando descobrimos que as filhas dela tinham o gene, este foi o momento eureka", disse o principal cientista da ViaLactia, Russel Snell, ao jornal Dominion Post, da Nova Zelândia.
O diretor da Dairy UK, entidade que representa a indústria de laticínios da Grã-Bretanha, afirma que rebanhos comerciais que produzem leite desnatado podem ser adequados para algumas empresas, mas não para todas. "Há muitas empresas que separam a nata para usar em outros produtos", afirma Ed Komorowski.
Emprestado do SUATURMA.COM
junho 01, 2007
Cientistas descobrem vaca que produz leite desnatado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário