junho 13, 2007

TV digital sairá cara e poderá ser adiada

A TV digital brasileira corre o risco de não ser inaugurada em 2 de dezembro, como querem as emissoras e o governo federal e está previsto até em decreto. As redes poderão até transmitir em sinal digital nessa data, mas é grande a possibilidade de não haver equipamento para o telespectador sintonizá-las.

A Eletros (associação dos fabricantes de produtos eletrônicos) diz que não "tem como precisar a data" em que chegarão às lojas os primeiros set-top boxes, equipamento fundamental para a recepção digital. A entidade não confirma se isso será possível até dezembro.
Argumenta a Eletros que a "indústria ainda está desenvolvendo os protótipos dos set-top boxes, mas, para que sejam produzidos com qualidade, será necessária a realização de vários testes". A Folha apurou que os primeiros protótipos ainda estão longe do ideal.
Outra barreira para a TV digital será o alto custo inicial. Os primeiros set-top boxes não custarão US$ 100, como afirmava o ministro Hélio Costa (Comunicações) . Dificilmente custarão menos de R$ 800.
Além disso, os set-top boxes terão interatividade limitada, semelhante à que a TV paga já oferece (guia de programação e sinopses). Segundo a Eletros, "levará algum tempo até o lançamento da interatividade plena", porque os aplicativos do middleware Ginga (algo como o Windows da TV paga brasileira) ainda não estão prontos.

http://www1. folha.uol. com.br/fsp/ ilustrad/ fq1106200703. htm

2 comentários:

Anônimo disse...

olá marcel!!!!!!
eu n consegui achar o seu amigo aqui no laboratório n viu?!

shalom!!!!

Anônimo disse...

Isso, esse menino....
Informação de lista é pra isso mesmo!
(piada interna) ;]