junho 19, 2007

Homem mais velho do mundo trocou álcool por leite

O japonês Tomoji Tanabe, de 111 anos, diz que tem saúde por não beber álcool. Ele pediu desculpas por ter vivido tanto tempo, mas diz que não quer morrer.

Um japonês de 111 anos, recém-nomeado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness, afirmou que deve sua longevidade a uma vida sem álcool.

"Não bebo [álcool]- esta é a maior razão para minha boa saúde", disse Tomoji Tanabe a repórteres na segunda-feira (18). Ele também contou à imprensa que não fuma e gosta de tomar um copo de leite por dia.

Questionado sobre quanto tempo mais ainda gostaria de viver, Tanabe, ex-funcionário do governo local, simplesmente disse: "Não quero morrer".



Tanabe se desculpou "por ter vivido tanto tempo" ao receber nesta segunda-feira seu certificado de longevidade do livro Guinness dos recordes.

Ele nasceu em Miyazaki, na ilha de Kyushu, no dia 18 de setembro de 1895. O local é conhecido por abrigar centenas de japoneses centenários, como Yone Minagawa, a mulher mais velha do mundo de 114 anos.

"Não é um acontecimento especial", disse com modéstia ao receber o certificado das mãos do prefeito de Miyakonojo, sua aldeia natal.

"Vivi tempo demais. Me sinto confuso", acrescentou.

Tanabe, engenheiro de profissão, assegura, segundo um funcionário municipal, que o segredo de sua longevidade reside em sua sobriedade e em seus bons hábitos alimentares, com uma dieta rica em vegetais e pobre em lipídios.

Este japonês se tornou o homem mais velho do mundo após o falecimento de Emiliano Mercado del Toro, originário de Porto Rico.

Fonte: G1

Nenhum comentário: