abril 28, 2008

Pipoca & Suco de Laranja: Chumbo Grosso

Por Davi Boaventura

Não se assuste com o nome estranho, Chumbo Grosso (Hot Fuzz, 2007) é um filme espetacular! Ágil, engraçado, irônico, explosivo e moderadamente violento.

Simon Pegg é o sargento Nicholas Angel, oficial da polícia londrina tão eficiente que chega a envergonhar seus colegas, apenas medianos. Angel é implacável. Seu número de prisões é 400% superior aos seus colegas.

Os superiores locais, então, decidem enviar Nicholas para uma vilazinha nos cafundós da Inglaterra, vencedora por vários anos do prêmio de vila mais tranqüila para se viver. No entanto, alguma coisa está errada naquele lugar...

A premissa simples do filme dá lugar a um festival de passagens irônicas, satirizando tudo quanto é filme de ação/suspense. Não se pode confiar em ninguém e todo mundo corre perigo. O diretor Edgar Wright não pouca nada. Todos os clichês dos filmes policiais são remexidos e pulverizados em cenas hilárias.

Dois canos fumegantes

O roteiro bem amarrado ainda termina em uma sequência fulminante de diálogos impagáveis e tiroteio desvairado para John McClane botar defeito. As atuações também estão muito boas. Destaque para Nick Frost, que faz o infantil parceiro de Angel, Danny Butterman. De quebra, o elenco ainda tem o ex-James Bond, Timothy Dalton (péssimo 007, mas legal aqui).

Não se pode deixar de falar da construção dos personagens: muito bem feita e complexa, fugindo do simplismo recorrente em filmes do gênero. Sobra até para uma crítica à hipocrisia humana (sútil, mas direta).

Diversão da melhor qualidade. Alugue sem medo.

Nenhum comentário: