janeiro 24, 2008

Tropa de Elite em sessões internacionais

Esse Correspondente cá, em suas viagens, anda também divulgando o primeiro filme americano feito no Brasil (quem mandou Fucker & Sucker ficarem só na TV?): Tropa de Elite. Após as sessões, o público faz mil perguntas, no intuito de tentar compreender o que nem a gente compreende. E sabem qual a cena mais marcante que elegeram na última mostra? Pois a da passeata. Ficaram impressionados pelo fato de a sociedade organizar uma passeata pela paz e em homenagem à estudante morta. E pensar que, pra gente, já virou lugar-comum…

7 comentários:

Casa do Torcedor disse...

não vejo o Tropa de Elite como um Fucker and Sucker do cinema não. Acredito que o filme foi mal compreendido por inverter a ordem, e mostrar o problema do tráfico pela ótica de um policial. no entanto, a concepção do cap. nascimento é uma, e a do filme (mensagem da obra) é outra

é minha opinião
abs
arnaldo gonçalves

Marcel Ayres disse...

Não inverte apenas a ordem da ótica (policial-bandido) ... relação com cidade de deus ... mas tb inverte valores. A repressão com violência extrema e abusos além de se tornar "normal" é encarada de forma quase que prazerosa por quem assiste tropa de elite.

isso já faz parte de uma linha muito usada (e desgastada ao meu ver) do cinema norte-americano sim, e chamamos de "estética da violência". Filmes com tiros, porradas, sangue... em que matar ou morrer se tornam coisas banais, ou mais alguns números.

Olha Arnaldo, descordo... mas o filme não foi mal compreendido...

ele que não se compreende.

Anônimo disse...

Aqui em Salvador, passeatas pedindo Justiça pela morte de alguém estão virando rotina. Todo dia tem uma. Também, com tantas mortes...

Sobre o filme, deixem de conversa intelectualoide e se divirtam um pouco...

Breno Fernandes disse...

Eu acho o filme legal pra caramba. É instigante. Quando digo que é um filme americanizado é em relação ao lance estético mesmo. Aos movimentos de câmera. À montagem. À mise-en-scene dos tiroteios. Eu já me cansei de ver isso, só que agora é em português. Prefiro a coisa meio mambembe de Cidade de Deus, neguinho tropeçando enquanto corre pra se esconder e tudo.

Agora, anônimo, não tem como eu só me divertir vendo aquela brutalidade. Eu preciso discutir também. Nem que seja para desabafar. Que eu, por sorte, ainda não cheguei ao ponto de, vendo na tela um bróder ser queimado vivo, continuar comendo minha pipoca de boa, e ainda bromeando que tá com gosto de ontem.

Danibrowser disse...

Para neh...

E Eu pensando que a vassoura que iria impressionar os gringos... xD

Rubens Rocha disse...

achei a maior sacanagem nao enviar "Tropa de Elite" para concorrer ao oscar, o outro nem fizeram questao de olhar...

Marcel Ayres disse...

"O dia em que meus pais sairam de férias" tinha mais chances no oscar, ao meu ver... o filme é protagonizado por uma criança, o tema é político e histórico (ditadura militar) e os personagens são judeus (alguns membros da academia também são).

Já "Tropa de Elite" bebe da mesma fonte de "Cidade de Deus", retrata a violência urbana... claro que existe todo um contexto do governo paralelo nas favelas do Rio, corrupção e o abuso de violência tanto dos policiais (bope), quanto dos bandidos. Mas se você perceber o filme é basicamente porrada-palavrão ...

Achei coerente a escolha. Foi uma pena "O dia..." não estar entre os indicados... Nada contra Tropa de Elite, afinal também gostei do filme.