CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE JORNALISMO CNN
INTRODUÇÃO
A CNN International está promovendo a terceira edição do Concurso Universitário de Jornalismo CNN.
O projeto, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes e premiar o seu desempenho, é destinado a estudantes maiores de idade, regularmente matriculados nos cursos de jornalismo de universidades brasileiras.
CARACTERIZAÇÃO
O concurso tem seu escopo baseado na produção de uma ou mais matérias televisivas por parte dos participantes, cujo desempenho será avaliado, sem qualquer influência de fator sorte, conforme os critérios abaixo:
1) Adequação ao tema proposto
2) Adequação aos objetivos propostos
3) Conceito
4) Passagem
5) OFF
6) Sonora
7) Criatividade
8) Originalidade
Os concorrentes terão suas matérias avaliadas por profissionais do meio jornalístico e serão reconhecidos com premiação, conforme consta do regulamento do concurso.
ESCOPO
Os participantes deverão elaborar uma matéria televisiva de até 2 minutos de duração, (organizados em múltiplos de 5 segundos) abordando o tema: O Esporte como Ação Social (vide abaixo explanação sobre o tema).
A participação ativa do candidato na matéria (entrevista) é compulsória, seja através de áudio (perguntas) e/ou vídeo.
Nota: O participante poderá convocar colaboradores para auxiliar na formação da matéria, assim como deverá ter um professor-orientador vinculado ao trabalho desenvolvido, de forma que possa receber orientações gerais e dicas de como proceder para elaborar sua matéria.
A matéria deverá ser realizada em língua portuguesa, respeitando a seguinte estrutura básica de imagens:
OFF: Os quesitos a serem avaliados serão: dicção, voz, ritmo de narração e texto.
PASSAGEM: Os quesitos a serem avaliados serão: postura e presença do repórter no vídeo, performance, espontaneidade, naturalidade, expressões e credibilidade passada.
SONORA: Os quesitos a serem avaliados serão: roteiro, perguntas e conteúdo em geral.
Importante: Para efeito de julgamento, somente serão consideradas as matérias que contemplem todas as especificações de cunho jornalístico mencionadas acima.
As matérias deverão ser entregues em qualquer uma das seguintes mídias: Mini DV ou DVD, sendo que não serão aceitos trabalhos em outras mídias, como BETA ou VHS, por exemplo.
Nota: Autores que participarem com mais de uma matéria deverão enviá-las em mídias distintas, sendo cada matéria acompanhada de sua respectiva ficha técnica e cópia da ficha de inscrição (ambas encontradas no site do concurso).
As matérias deverão ser encaminhadas para a caixa postal: 25.946 CEP 05513-970 - São Paulo/SP, de onde serão retiradas pela comissão organizadora e levadas à apreciação das comissões julgadoras, sendo que não serão aceitas informações posteriores à recepção das matérias por parte da comissão organizadora.
TEMA: O ESPORTE COMO AÇÃO SOCIAL
O Concurso Universitário de Jornalismo CNN vai explorar em 2007 iniciativas de pessoas e entidades que põem em práticas idéias de natureza sócio-esportiva, que exigem muito mais do que vontade de apoiar uma transformação social e contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens de baixa renda.
Hoje em dia, inúmeras ações de pessoas jurídicas, físicas, entidades não governamentais, associações comunitárias e governos, vislumbram a possibilidade de oferecer oportunidades de acesso à educação e à cultura para crianças e adultos de baixa renda, através do esporte.
A utilização do esporte como uma das vias para a promoção da cidadania, associado ao crescimento individual e coletivo, é sem dúvida um tema que vem ganhando a atenção da sociedade e, conseqüentemente, dos meios de comunicação. A união destas duas vertentes, que são o esporte e as ações sociais a ele ligadas, representa um tema relevante e significativo a ser explorado.
Desta maneira, o tema proposto aqui é O Esporte como Ação Social exercida pelo cidadão, pessoa física. Neste caso, o foco das matérias não é relacionar iniciativas implementadas por pessoas jurídicas, tais como ONGS lideradas e/ou sustentadas por empresas, projetos realizados sob forma de patrocínio da iniciativa privada ou que, de alguma forma direta ou indireta, estejam vinculados a uma ou mais marcas.
PRAZOS
As matérias deverão ser enviadas para a caixa postal do concurso no período de 27 de março a 06 de julho de 2007, sendo que a data limite de postagem é 06 de julho de 2007.
O julgamento das matérias será realizado entre os dias 16 de julho a 19 de julho de 2007, quando então, no dia 23 de julho de 2007, será publicado no site do concurso, o ranking das 10 melhores matérias, sendo conferidos prêmios de acordo com o regulamento do concurso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não poderão concorrer idéias já publicadas pelos autores (estudantes) em revistas técnicas, livros, trabalhos acadêmicos ou trabalhos já participantes em outras edições deste concurso.
As matérias que abordarem iniciativas de pessoas jurídicas serão automaticamente desclassificadas.
A garantia dos direitos de propriedade e autoria oriundos das matérias, premiadas ou não, assim como seus registros, são de inteira responsabilidade dos participantes. Os autores participantes deverão estar cientes de que, ao participar do concurso, estarão declarando, sob as penas da lei, que o trabalho entregue é fruto de sua legítima criatividade e autoria, não configurando plágio nem violação a qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros, eximindo a Turner International do Brasil e a CNN International de qualquer responsabilidade em razão de sua declaração de verdade.
Participe
Consulte o Regulamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário