março 07, 2008

Bonjour, meus queridos.

Fiz parte da equipe de resgate do Sr. Boaventura que até pouco tempo atrás se encontrava em Marte fazendo companhia ao robô Sonda Spirit da NASA (que fim foi dado ao pobrezinho?). Depois de ter sido deixada para trás, consegui voltar as terras tupiniquins com muita história pra contar.

Quando estava fazendo uma tour pelo espaço, avistei a muralha da China, e bem pertinho dali consegui ouvir uns gritos finos. Jurava conhecer o som daquela vozinha de menina de 11 anos. Ao chegar em terra firme, descobri que garotinha era bem mais velha...


China vai controlar artistas estrangeiros após show de Björk

Depois de a cantora Björk ter provocado irritação na Sérvia ao dedicar a música "Declare independence" a Kosovo, a islandesa voltou a ferir sensibilidades nacionalistas ao gritar "Tibete, Tibete" ao final da mesma canção durante uma performance em Xangai (China).

O Ministério da Cultura chinês disse que a manifestação de Björk "desrespeitou as leis do país e feriu os sentimentos dos chineses". O comunicado, colocado no site do ministério, diz que "nenhum país admite que o Tibete seja um país independente".
O Tibete era um Estado religioso independente até o final da década de 50, quando as forças de Mao Tsé-Tung invadiram e anexaram a região à China.

O Governo da China considera a região parte do país há oito séculos, em virtude de uniões dinásticas, e afirma que o regime comunista levou prosperidade à região.
No final de fevereiro, Björk teve cancelada sua apresentação na cidade de Novi Sad, na Sérvia, marcada para julho, depois de um show em Tóquio.

A cantora islandesa tem feito homenagens com a faixa "Declare independence", do último disco "Volta", em diferentes países de sua turnê. Na Dinamarca, a homenagem foi feita para a Groelândia e as Ilhas Faroe (territórios ultramarinos dinamarqueses) e ao País Basco em seu show na Espanha.


Emprestado descaradamente do G1

Nenhum comentário: