maio 27, 2007

Cuecão de Couro

Uma empresa suíça lançou a Isabodywear, uma cueca capaz de impedir que a radiação de telefones celulares afete o aparelho reprodutor masculino, como afirmam alguns cientistas. A Isabodywear é um tipo de "e-textile", tecidos com componentes eletrônicos embutidos que dão uma utilidade extra à roupa.

Um e-textile pode ser usado em situações cotidianas e tem uma variedade de funções. O Wealthy, fabricado pela empresa italiana Smartex, por exemplo, é uma camisa que captura e grava sinais vitais de quem a usa. A roupa é capaz até de avaliar as condições físicas do usuário e ativar um alarme em caso de emergência. A proposta do Wealthy é ajudar pacientes que estão em processo de reabilitação ou pessoas que trabalham em condições de estresse extremo.

Já a americana Vivometrics criou a LifeShirt, que continuamente codifica e transmite dados biométricos a uma central de comandos remota. Os dados também são salvos em um cartão de memória compact flash. A empresa recomenda o uso da LifeShirt a esportistas.

Mas nem todo tecido tecnológico é para uso médico. A empresa Cute Circuit criou uma blusa que simula a sensação de receber um abraço. A invenção foi considerada pela revista Time uma das melhores invenções de 2006.

A fabricante de calças Levi's também entrou no mercado de e-textiles e vende uma calça compatível com iPod. A roupa tem controles externos para facilitar o uso do aparelho na rua.

Emprestado do Terra

2 comentários:

Anônimo disse...

tou dizendo q o povo num tem mais o q fazer... ¬¬

Marcel Ayres disse...

de fato, essa invenção é de suma importância para a humanidade !!!

hehehe...