Por Davi Boaventura
http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=764539
A conta de telefone sofrerá mudanças a partir de julho. Agora, as ligações locais para telefones fixos serão cobradas pelo tempo de conversa contado em minutos e não mais por pulsos. A contagem em minutos passa a valer a partir deste mês, mas as primeiras contas neste formato só devem chegar ao consumidor em agosto. Com a nova medição, os usuários poderão saber os detalhes de todos os telefonemas feitos para aparelhos fixos na mesma área de cobertura, assim como já acontece para as ligações interurbanas e celulares. Entretanto, os consumidores devem ficar atentos. O detalhamento das ligações locais depende de um pedido junto a sua operadora.
O formato de tarifação por minuto vai atingir a maioria dos municípios baianos. Nas localidades onde a nova medição não for implantada, as operadoras telefônicas não poderão cobrar as ligações locais entre telefones fixos e os usuários somente pagarão a assinatura básica do serviço. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê também a criação de dois tipos de planos obrigatórios para se adequar aos diferentes perfis de usuários no país:
Plano Básico: O preço da ligação é determinado somente pelo tempo de conversa. O minuto neste plano custa cerca de R$ 0,09. É cobrado um tempo mínimo por ligação de 30 segundos e as chamadas com menos de três segundos não são computadas. Ou seja, todas as ligações entre 3 e 30 segundos vão custar aproximadamente R$ 0,04. Adequado para as pessoas que fazem telefonemas de curta duração (abaixo de 3 minutos), a assinatura do Plano Básico dá direito a franquia de 200 minutos.
Plano Alternativo de Oferta Obrigatória (PASOO): Esse formato de cobrança é bastante similar à medição por pulso. A diferença é o tempo fixo estabelecido para cobrança. Ao completar uma ligação, o usuário paga uma Taxa de Completamento, que custa cerca de R$ 0,15. Depois, a tarifação é feita de acordo com o tempo de conversa. O minuto neste plano custa aproximadamente R$ 0,04. Adequado para as pessoas que falam muito ao telefone e utilizam internet discada, a franquia do PASOO é de 400 minutos.
Pedido antigo - Segundo o engenheiro de telecomunicações Flávio Bezerra, essa mudança é um pedido antigo dos consumidores e trará mais clareza e controle para a conta telefônica. “O grande problema da medição por pulso”, afirma Flávio, “é que é um método aleatório. Ao completar uma ligação, conta-se um pulso. Depois disso, em um período de até quatro minutos, um outro pulso pode ser computado a qualquer momento”. Assim, uma ligação de dois minutos poderia ser cobrada em um pulso ou dois, a depender da hora em que fosse feita. José Mauro Castro Rodrigues, assessor técnico do escritório regional da Anatel, completa que a tarifação por minuto “vai permitir uma cobrança mais próxima do perfil real do consumidor”.
Algumas pessoas ainda estão desconfiadas com a mudança e reclamam do preço cobrado. “Tem que esperar o mês que vem para saber se minha conta vai aumentar ou diminuir. Eu queria que diminuísse era a assinatura”, afirma o agrônomo Hélio Fernandes. Bezerra, entretanto, alerta que os usuários que não manifestarem escolha pelo PASOO serão automaticamente cadastrados no Plano Básico. “O Plano Básico é extremamente prejudicial para aqueles que falam muito no telefone”, afirma o engenheiro. “Se eles não tomarem cuidado, vão tomar um susto no final do mês”. José Mauro lembra também que “os minutos não são acumulativos para o mês seguinte”.
A escolha entre os planos poderá ser feita a qualquer momento e não custará nada. Outros pacotes de serviço podem ser oferecidos pelas operadoras telefônicas. Na Bahia, a Oi Telemar possui 12 tipos diferentes de planos. A Embratel, que já trabalha com tarifação por minutos a alguns anos, também oferece diversos planos pré e pós-pagos para os consumidores. A taxa de assinatura básica e o horário de preço reduzido para ligações não vão sofrer alterações.
Telefones Úteis:
Telemar: 103 31
Embratel: 103 21
Procon: (71) 3321-9947
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