setembro 01, 2007

TorrentSpy deverá entregar dados à MPAA

A juíza americana Florence-Marie Cooper determinou que o site TorrentSpy forneça informações de seus usuários à MPAA, organização americana que zela pelos interesses da indústria cinematográfica.

A notícia da decisão veio pouco após a notificação oficial do site que preferiu bloquear o acesso de usuários americanos aos seus servidores. Em julgamento desde fevereiro de 2006, o site que relaciona arquivos da tecnologia BitTorrent, e possui em seu índice filmes e músicas piratas, lutava pelo direito de manter o anonimato de seus usuários, alegando que qualquer armazenamento de dados era feito em memória temporária.

Com a determinação da juíza, agora o site precisará fornecer qualquer informação que tenha sido armazenada ou esteja disponível na memória volátil. Por sua vez, representantes do site alegam não ter qualquer informação para entregar, além de afirmar que apelarão novamente da decisão.

Mesmo que afirmem que o bloqueio não tenha sido realizado por causa da ação, a decisão do site parece ter sido estratégica, já que sem informações de usuários americanos os dados armazenados, pouca utilidade e interesse terão para este caso da MPAA.

A preocupação com o julgamento, que abre precedentes para que aconteçam outras quebras de termos de uso e privacidade, existe e já foi expressa por órgãos de defesa como é o caso da Electronic Frontier Foundation. Todavia, a juíza Cooper diz que a decisão não traz nenhuma responsabilidade adicional para administradores e operadores de outros sites fora do caso.


Roubado emprestado do Geek.

Nenhum comentário: