setembro 13, 2007

A casa da Mclaren caiu!

As 13h33m de hoje no horário de Brasilia o Conselho Mundial da FIA colocou um ponto final no "Ferrari Gate", maior escandalo da historia da maior categoria do automobilismo mundial. A Formula 1. Era 18h33 em Paris e a reunião que começou na hora do almoço enfim terminara.

Ron Dennis chega para a reunião que decidiu sobre o "Ferrari Gate"


"Por um instante, o mundo inteiro soube que a McLaren fora excluída não só do campeonato de 2007 - mas também do próximo - o que imediatamente foi desmentido em tão pouco tempo quanto a notícia que foi dada pela Autosport, tida como a bíblia do automobilismo. A inglesada levou uma "barriga" sem tamanho, tirou a informação do ar e a própria FIA desmentiu que qualquer decisão fora tomada e que "o Conselho estava reunido"."

Esse trecho foi tirado do blog Saco de Gatos, e é fundamental para que se perceba a tensão criada ao redor do mundo em virtude do acontecimento.

Mas a verdade é que a McLaren perdeu todos os pontos conquistados neste ano no Mundial de Construtores, de acordo com a decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Lewis Hamilton e Fernando Alonso, seus pilotos, não perderam os pontos e continuam na briga pelo título de pilotos.

A equipe inglesa também recebeu uma pesada multa de US$ 100 milhões, além de não pontuar nas últimas etapas do ano. O time completará a temporada sem pontos.

Pra apimentar mais um trecho do Saco de Gatos: "E tem mais: Fernando Alonso dificilmente emplacará a próxima temporada por lá. No contrato celebrado entre ele e Ron Dennis, foi incluída uma cláusula onde ficou claro que o piloto poderia exigir o rompimento do compromisso se sua imagem fosse arranhada e a equipe não marcasse pontos.

Pois bem: a McLaren ficará com zero ponto, a imagem de Alonso também foi prejudicada e a pergunta vai ficar no ar.

Para onde vai Alonso em 2008?"

Também quero saber. O certo é que a Ferrari já é virtual campeã do campeonato de construtores, já que só uma milagre do cão, aliás, acho que nem desse faz com que a, agora, segunda colocada BMW com 86 pontos, ultrapasse a Scuderia de Maranello que tem 143.
Nesse domingo na Bélgica o mundo da Fórmula 1, ainda estará com uma ressaca das brabas, e então começaremos a ver os reais impactos dessa decisão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nós like delo estraguio!

Cirilo Hamilton ficou na torcida porque se não podia ficar sem emprego!

Saudações conspiratórias! Voltando logo logo!

abraços efusivos!

Anônimo disse...

Revoltante o caso. Uma mácula triste na história de tão belo esporte, que abrigou nomes como Senna, Proust, Mansel, Fangio e, aquelezinho, Schumacher...

Tsc Tsc...

Mas a grande questão: Segundo boatos, a notícia da espionagem partiu de um piloto...quem será?