agosto 13, 2007

Aniversário de Fidel tem pouca festa e contraria tradição

Cuba deverá quebrar a tradição e não realizar comemorações oficiais para marcar o aniversário de 81 anos do presidente Fidel Castro.

Uma exibição de fogos de artifício foi realizada na capital cubana, Havana, para marcar a ocasião, mas não foi planejado nenhum outro evento.

Fidel não é visto em público há mais de um ano, depois de ter se submetido a uma cirurgia de emergência e ter passado o poder, temporariamente, para seu irmão, Raúl.

Vários observadores acreditam que Fidel pode jamais voltar à linha de frente política.

No seu último aniversário, vigílias com velas e grandes manifestações de afeto foram feitas em prol do líder convalescente.

Não são divulgadas fotos de sua recuperação há mais de dois meses.

Segredo de Estado

As últimas fotos divulgadas mostravam que o líder cubano havia engordado um pouco, embora ainda estivesse visivelmente debilitado e com a voz soando fraca.

Seu atual estado de saúde e paradeiro continuam sendo um segredo de Estado.

Mas o homem que governou o Estado comunista desde a revolução que liderou, há quase meio século, continua a marcar presença através de editoriais regulares no jornal oficial Granma.

Alguns observadores acreditam que Fidel adotou um novo papel como conselheiro para decisões importantes, enquanto o seu irmão mais novo lida com o cotidiano do governo.

Foi uma transição suave, mas até agora poucos sinais de mudanças são percebidos.

Um discurso recente do presidente interino despertou expectativas de que algumas reformas econômicas podem estar a caminho.

Agora, muitos em Cuba suspeitam que quanto mais tempo passar antes de Fidel aparecer em público, maior a probabilidade de que o equilíbrio de poder se mantenha assim.


Roubado emprestado da BBCBrasil.com

Nenhum comentário: