agosto 20, 2007

Arte & Fato.

Relíquias da arte africana

Um conjunto de 70 peças de arte africana integrantes da coleção Claudio Masella será mostrado, até o final de setembro, em Tradição e Criatividade nas Artes da África, na Galeria Solar Ferrão. As obras fazem parte de um acervo de 1,2 mil peças que chegaram a Salvador em 2004, doadas pelo colecionador e industrial italiano, morto em fevereiro deste ano. As 70 passaram por restaurações e agora poderão ser vistas pelo público.

Como o trabalho de catalogação por cronologia e divisão de grupos étnicos é minucioso, essa primeira parte do acervo representa apenas 10% de tudo o que foi doado. Uma equipe de restauradores, museólogos e historiadores ainda trabalha duro para identificar todo o conjunto. Serão necessários, porém, dois anos para concluir a identificação do acervo inteiro. A coleção foi formada ao longo de 35 anos por Masella. Apaixonado por arte, ele adquiriu as peças quando morou na Nigéria e no Senegal.


Obras – O acervo é formado por estátuas em madeira, bronze, marfim e terracota com figuras de reis, rainhas e seres míticos, além de máscaras. Como o espaço da galeria é reduzido, essa primeira parte do acervo traz peças pequenas, a exemplo de estatuetas, máscaras e um trono.

Leia mais

Local: Galeria Solar Ferrão, Pelourinho
Horário: seg-sex: 10-18h; sab-dom:13-17h

Grátis!

Nenhum comentário: