agosto 27, 2007

O preto é o novo verde?

Reduzir as mudanças climáticas economizando energia é um esforço importante que todos nós devemos fazer. É por isso que estamos muito felizes em ver o pensamento inovador acontecendo em uma grande variedade de soluções. Uma idéia, sugerida pelo site chamado “Blackle” (não relacionado ao Google, a propósito, apesar de o site usar nosso mecanismo de busca personalizado) é reduzir a energia usada pelos monitores possibilitando pesquisas com fundo preto. Aplaudimos o espírito da idéia, mas nossa análise, assim como a de outras pessoas, indica que tornar a página inicial do Google preta não reduz o consumo de energia. Ao contrário, em monitores planos (já estimados em 75% do mercado), a exibição em preto pode, na verdade, aumentar o consumo de energia. Resultados detalhados de um novo estudo confirmam isso.

Conforme os computadores participam cada vez mais da vida das pessoas, eles consumirão cada vez mais energia, e é por isso que investimos tanto na eficiência de nossos centros de dados e nos juntamos a outras empresas para lançar a Climate Savers Computing, que tem um objetivo de reduzir o consumo total de energia em mais de 50% de todos os computadores até 2010.

Existem algumas coisas que você pode fazer agora para reduzir a energia usada pelo seu computador como:

  • ligar os recursos de gerenciamento de energia. Praticamente todos os computadores atuais têm a capacidade de entrar em modo de baixo consumo automaticamente quando ociosos; muito poucos computadores têm essa capacidade ativada! Veja aqui como fazê-lo em computadores que rodam Windows XP.
  • desligue seu monitor e o computador quando não estiver usando
  • diminua o brilho do monitor
  • certifique-se de que seu próximo computador atenda as normas de eficiência da Climate Savers Computing (um computador eficiente usa até 50% menos energia do que um computador convencional)
para encontrar os computadores mais eficientes disponíveis hoje em dia, procure as palavras “EnergyStar 4.0 compliant” (em conformidade com EnergyStar 4.0).


Roubado emprestado do Blog Oficial do Google Brasil.

Nenhum comentário: