agosto 21, 2007

Rasuras na enciclopédia on line

Por Danilo Fraga

E não é que a teoria da conspiração às vezes acerta? E o Wikipedia Scanner [WikipediaScanner.virgil.gr], uma ferramenta feita por um estudante norte-americano que revela a autoria de mudanças de verbetes na Wikipedia realizadas anonimamente, teve a honra de mostrar isso.

Uma reportagem da BBC, que utilizou o Wikipedia Scanner, mostrou que, no universo da Wikipedia, o Vaticano mexeu no conteúdo do verbete que aborda o Sinn Fein, movimento de independência irlandês, enquanto a CIA mudou o perfil do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Funciona assim: a ferramenta coleta o IP de quem editou algum verbete de forma anônima e cruza essas informações com dados de diversas empresas.

O programa é interessante , porque assim as coisas ficam mais transparentes – além de não tirar a privacidade do usuário pois a ferramenta só detecta o IP de empresas. O que é ótimo, já que a Wikipedia tem muito de sua confiabiliade reduzida porque funcionários de muitas empresas e governos são acusados de fazerem alterações para melhorar a imagem de seus empreendimentos.

O diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse em comunicado oficial que "há obviamente muitos computadores" no Vaticano e que é "obviamente possível que alguém possa ter acessado a Wikipedia". Ah, se existisse ferramenta para acabar com o lobby no Congresso...


Roubado emprestado do Dez!

Nenhum comentário: