agosto 27, 2007

Olhe para o céu nesta terça!

Por Luciana Rebouças

Eclipse total da Lua poderá ser visto em todo o país nesta terça-feira, 28. O fenômeno começará às 5h51min. A Lua estará completamente encoberta às 06h52min, e atinge o ponto máximo do eclipse às 7h37min.

Segundo Alberto Brum, professor de Astronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil, os habitantes dos estados do Amazonas, Acre e Roraima, poderão visualizar o fenômeno de modo mais duradouro.

Na Bahia, a região oeste será mais privilegiada. “Por ser no início da manhã, a claridade irá atrapalhar a visão do fenômeno. Em Salvador, só será possível ver a Lua até às 6h52min”, explica o professor. Neste momento, a Lua sairá da fase do eclipse parcial para o eclipse total.

Durante o eclipse, a coloração da Lua fica avermelhada. “Por fim, o que veremos é um disco negro com um anel brilhante em volta. Mas a Lua não chega a sumir totalmente”, complementa Brum.

No mundo, o eclipse ocorrerá na América do Norte e do Sul, nas ilhas do Pacífico, Austrália, no leste asiático e na Nova Zelândia.

Os eclipses lunares caracterizam-se pelo posicionamento da Terra entre o Sol e a Lua.

5 comentários:

Alan Botelho disse...

Enquanto alguns olhavam para o céu, outros olhavam para a cara da professora de Ética, tão ou mais ofuscada que o satélite. É lamentável.

Breno Fernandes disse...

Droga! Eu achei que era de tarde! :(

Anônimo disse...

tb perdi essa...

Eric Luis Carvalho disse...

O q a pró de ética tem haver com a pobre da lua?! ahhahahaha

Alan Botelho disse...

As duas apareceram às 7 da manhã, caro eric luis. Além disso, elas não tem luz própria e fizeram os alunos da Facom olharem para cima nessa terça-feira.