agosto 18, 2007

O primeiro longa do YouTube


Eis um interessante caso sobre como filmes podem ser distribuídos.

À primeira vista, "Four Eyed Monsters" seria apenas mais um entre as centenas de filmes independentes que pipocam nos EUA a cada ano. Estréia na direção do casal Susan Buice e Arin Crumley, o longa ficou pronto no final de 2005, começou a rodar o circuito de festivais nos EUA e ficou duas semanas em cartaz numa sala de Nova York.

Mesmo sem um lançamento nacional, o filme rendeu neste ano aos cineastas duas indicações ao Spirit Awards, o Oscar dos independentes. E rendeu também milhares e milhares de dólares em dívidas para Susan e Arin _os dois foram personagens do "New York Times" numa reportagem sobre como falir fazendo cinema.

Cientes de que não conseguiriam uma distribuição nacional e para tentar tirar o pé da lama, os diretores se tornaram os primeiros a colocar a versão integral de um longa-metragem no YouTube, numa promoção com o site Spout, de críticas de cinema escritas por internautas. Funciona assim: antes do filme no YouTube, Susan e Arin explicam seu dilema e convidam os espectadores a se cadastrarem no Spout. Para cada novo cadastro, eles ganham 1 dólar.

O esquema com o Spout foi repetido no MySpace. Até agora, os diretores juntaram US$ 43 mil _a meta é chegar a US$ 100 mil. Além disso, puseram cópias à venda no site oficial de "Four Eyed Monsters", em DVD (US$ 15) ou para download em alta resolução (de US$ 3 a US$ 8).

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a iniciativa do casal e o filme tecnicamente é ótimo. A linguagem fotográfica a edição, a mistura do real com a fantasia. Tb gostei da criativa maneira que eles descolaram de ganhar uma grana com o site (spout). Espero que vire uma tendência essa divulgação de longas gratuitamente pela internet, começou com os curtas, quem sabe outros jovens cineastas (ou mesmo os mais consagrados) se inspirem nessa "nova" forma de distribuição (embora não tão lucrativa, aparentemente. Pois existem outras maneiras de ganhar dinheiro com os filmes além das bilheterias) e coloquem os filmes a disposição dos internautas..