agosto 25, 2007

Arte & Fato

Syd Barret
The Crazy Diamond


Compositores como Syd Barrett, são exemplos da dualidade loucura-lucidez dos gênios. Através de suas inspirações "ácidas", Syd conseguiu ir além de seu tempo, o artista é reverenciado como um dos principais introdutores do psicodelismo no Rock. Carismático e enigmático, cada show era uma surpresa para o público que ficava estasiado com a sua maneira irreverente de apresentar-se. Isso acabou influenciando não somente os artistas dos anos 60, mas também as gerações posteriores. Barret, tinha como base para sua obra o rock dos anos 50 de Bo Diddley e de Buddy Holly e outras de sua época como Rolling Stones e Cream.

Nascido em 6 de Janeiro de 1946, em Cambridge, Roger Keith Barret, ganhou o apelido de Syd ainda estudante da escola da cidade, onde começaria a fazer amizade com dois garotos: Roger Waters e David Gilmour. Começou a tocar em bandas com nomes como The Abdabs, The T-Sets, Sigma 6 e até Meggadeath. O pessoal desses grupos era mais ou menos o mesmo: Bob Close, Roger Waters, Nick Mason e Rick Wright. Com a saída de Bob, Syd resolveu fundar uma nova banda: Pink Floyd. O nome fora retirado de dois “bluesmen” obscuros, Pink Anderson e Floyd Council.

Com o passar do tempo o grupo foi conquistando espaço no cenário musical da época, Syd Barret lançou dois álbuns com o Floyd, entre eles The piper at the gates of dawn (1967), onde participou ativamente como principal compositor e escritor, inovando e explorando as capacidades sonoras da distorção e do reverb (eco). No segundo álbum A saucerful of secrets (1968), a relação de Syd com os integrantes da banda se complicou, o seu envolvimento com drogas psicotrópicas (LSD) aumentavam e o seu comportamento era a cada ensaio imprevisível. A situação complicou-se de tal forma que Barret foi dispensado do grupo para não causar mais transtornos.

Para substituí-lo o grupo contratou um velho amigo, o guitarrista David Gilmour, que aos poucos foi conquistando espaço na banda até tornar-se um dos líderes ao lado de Roger Waters. David havia sido professor de guitarra de Barret e embora não fosse tão experimentalista quanto o aluno, era um músico talentoso. Após sair do Pink Floyd, Syd inicia a sua breve carreira solo lançando "The Madcap Laughs" (1970) e Barrett (1971). Depois disso, o músico entrou em um declínio, afundando no mundo das drogas e da doença mental.


Embora tenha saído do Floyd, Barret deixou a sua influência enraizada na banda. O álbum de 1975 "Wish you were here" foi um tributo do Pink floyd feito a Syd Barrett, a faixa "Shine on you crazy diamond", fala sobre o músico, conforme é reconhecido por alguns membros dos Pink Floyd. A faixa "I know where Syd Barrett lives" de Television Personalities é outro tributo bem conhecido. Supostamente, Roger Waters, usou a partida de Barrett e a sua condição, como inspiração para o álbum The dark side of the moon, assim como, terá baseado o comportamento e personalidade de 'Pink', o principal personagem do filme The Wall, na vida real de Barrett.

Syd Barret, faleceu ano passado, aos 60 anos de idade, em Cambridge. Debilitado devido a diabetes, enfermidade que já sofria há alguns anos, o "Diamante louco" partiu deixando inúmeros fãs e a sua marca registrada na história do Rock e da música mundial.

Discografia:

*A saucerful of secrets (1968) - Pink Floyd
*The piper at the gates of dawn (1967) - Pink Floyd
* "The Madcap Laughs" (1970)

* Barrett (1971)
* The Peel Sessions (1988, com material gravado no programa de John Peel, em 1970)
* Opel (1988, com material inédito gravado nos estúdios da EMI, em 1970)
* The best of Syd Barrett - Wouldn't you miss me? (2001, compilação)

Arnold Layne - Pink FLoyd with Syd Barret


Astronomy Domine - Pink Floyd with Syd Barret

2 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, adorei o blog, é muito bom.

Não conheço muita coisa do syd barret, mas adoro o pink floyd, vou ver se baixo algo dele pra escutar.

bjus

Marcel Ayres disse...

Grato pelos elogios Joana.

O Rezboa é fruto de um árduo trabalho em equipe, espero que continue a visitar o blog e nos ajude a disseminá-lo mundo a fora.


Se quiser baixar algo de Barret, aconselho que pegue o primeiro cd dele com o pink floyd e o primeiro album solo, ambos são ótimos e demostram a fase criativa dele.