agosto 15, 2007

Megaupload lança concorrente de YouTube

Os criadores do site de hospedagem de arquivos Megaupload lançaram um serviço de vídeo que tem como objetivo concorrer diretamente com o YouTube.

Baseado em Hong Kong, o Megavideo traz anexado ao seu logo as palavras "beats YouTube", que na tradução quer dizer "supera o YouTube". Os motivos da suposta superação são listados em forma de texto e vídeo.

O principal deles seria o fato de que o usuário pode ganhar dinheiro através de um sistema de premiação ou ainda com publicidade inserida em seus trabalhos, todavia estes recursos são reservados a usuários com uma inscrição paga.

Os criadores ainda listam como vantagem o fato de que é possível reproduzir qualquer trecho do vídeo, a qualquer momento, sem contar com o chamado pré-buffering, além de suporte do site a mais de 20 idiomas, entre eles o português.

Diferente do YouTube, onde existe uma limitação quanto à duração máxima do vídeo, o Megavideo não impõe qualquer restrição, e a velocidade de conversão também é maior: em no máximo 30 minutos o vídeo enviado deve estar no ar.

Existe ainda a opção de envio de arquivos em lote e a possibilidade de baixar o vídeo enviado em sua forma original. Para fechar os 10 motivos pelos quais o novo portal seria melhor que o YouTube, os criadores acrescentaram que o Megavideo ama seus usuários mais do que a concorrência.

O site TechCrunch diz ainda que o site é notável pela falta de anúncios em banners. O objetivo do Megavideo seria gerar renda com contas Premium, em que os usuários pagam cerca de US$ 10 por mês e podem enviar vídeos de até 5 GB com prioridade de publicação, além de ter acesso ao download dos vídeos em forma original e à renda pelos anúncios ou programa de premiação.

Estar em português certamente é um atrativo para os usuários brasileiros, entretanto surgem preocupações, já que o Megaupload traz limitações sérias aos usuários do Brasil, que só podem baixar uma quantidade limitada de arquivos, o que poderia arruinar a experiência caso acontecesse de forma semelhante no portal de vídeo.

A promoção exagerada também é um ponto a ser abordado, já que a popularidade do YouTube não se baseia apenas em suas funcionalidades, mas também na imensa base de vídeos já existente no serviço e, agora, nas parcerias com fornecedoras de conteúdos.

Os interessados em conhecer o Megavideo podem acessá-lo em megavideo.com.


Roubado emprestado do Geek.

Nenhum comentário: